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  • PROPOSTA PEDAGÓGICA

    PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO CAVANIS A nossa Proposta está articulada em torno de princípios referentes ao currículo, à concepção de ensino-aprendizagem, à sequência didática, à avaliação da aprendizagem, a didáticas específicas, e matrizes curriculares.

  • O QUE QUEREMOS

    Sabendo que a ação de educar não é simplesmente uma atividade de transmitir conhecimento ou repetir os conteúdos a cada ano, o Colégio Cavanis propõe um jeito diferente de ensinar, transmitir e vivenciar os valores: Educar com o coração. De que modo? Acolhendo, estando presente, orientando, buscando oferecer uma educação do homem na sua personalidade e humanidade, de forma humanizada e personalizada, integrada na sociedade, capaz de preparar protagonistas da paz e justiça. Acolher, Proteger, Educar e Promover!

  • FUNDAMENTAÇÃO | Cavanis

    FUNDAMENTAÇÃO A Proposta pedagógica do Colégio Cavanis está baseada em três princípios que norteiam o trabalho do professor e da escola ao orientar o fazer pedagógico: Interacionismo, Interdisciplinaridade e Pensamento Complexo. Interacionismo Tal perspectiva teórica remete à interação entre indivíduo e cultura. De acordo com Vygotsky, o indivíduo se desenvolve por meio de interações com os grupos sociais dos quais faz parte. Seu desenvolvimento se dá em primeiro lugar entre as pessoas (relações interpessoais) e em seguida individualmente (relações intrapessoais). De acordo com Piaget, acerca da teoria interacionista, relacionadas ao desenvolvimento infantil, a criança é um ser dinâmico, ou seja, em constante interação com os grupos sociais com os quais convive. Essa interação é responsável pelas estruturas mentais, tão importantes para o funcionamento de seu raciocínio. Segundo ele, a interação acontece por causa de dois processos paralelos: a organização interna do indivíduo e a adaptação ao meio em que vive. Esta ocorre por assimilação e acomodação, sendo que os estágios de desenvolvimento dependem da maturação (crescimento físico dos órgãos), da exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos) e da aprendizagem social (valores adquiridos, costumes, padrões culturais e linguagem). Já a equilibração promove estabilidade entre a assimilação e a acomodação, constituindo processo de autorregulação do organismo após um desequilíbrio. No trabalho com base nesse princípio, os alunos são respeitados como seres dinâmicos e protagonistas de seu processo de aprendizagem. Aprendem conforme a interação com o meio e as pessoas com quem convivem. Assimilam o estímulo do novo conhecimento, que passa por um processo de acomodação e logo encontra o equilíbrio. Esse processo se repete ao longo de seu desenvolvimento. Interdisciplinaridade Este princípio fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento, pois o saber é uma totalidade de conteúdos que se entrelaçam para formar o todo. É interessante perceber que a palavra interdisciplinaridade demarca, em si mesma, conotação ambígua; separa-se o conhecimento em partes (disciplinas) para torná-lo mais compreensível. Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista; tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos. (PCN. MEC-BRASIL, 2002, p. 34-36.) A interdisciplinaridade é o melhor caminho para transmitir conteúdos e valores numa sociedade em constante transformação. Segundo Ivani Fazenda (1996:14), “perceber-se interdisciplinar é o primeiro movimento em direção a um fazer interdisciplinar e a um pensar interdisciplinar” no discurso das disciplinas relação com outras áreas do conhecimento. Pensamento Complexo Completa-se com a ideia da interdisciplinaridade: as partes fazem parte do todo e o todo supera as partes. Portanto, precisamos olhar com atenção o todo e as partes. Segundo Edgar Morin (sociólogo de formação, nascido em 1921 na cidade de Paris), “Devemos contextualizar cada acontecimento, pois as coisas não acontecem separadamente. Os átomos surgidos nos primeiros segundos do Universo têm relação com cada um de nós”. O pensamento complexo está pautado no princípio da dialógica, que compreende ideias contrárias sem excluí-las. É o conhecimento voltado para o conhecimento que nos permite reconhecer as incertezas de sua origem e seus limites lógicos. “O que eu sei, do que eu sei?” (Edgar Morin). Tal pensamento não se enquadra em sistematizações, portanto cabe ao professor, com base no conhecimento sobre aprendizagem, desenvolvimento humano e interdisciplinaridade, trabalhar de forma diferenciada, acarretando enormes ganhos para a própria aprendizagem e a dos alunos.

  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO

    Avaliação na Educação Infantil Na Educação Infantil, a avaliação é mediante ao acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. A avaliação do processo de aprendizagem consiste no acompanhamento do desenvolvimento das ações educativas do aluno, auxiliando-o no aperfeiçoamento de todo o processo que ocorrerá ao longo do ano letivo, os alunos não são objetos a serem avaliados, são sujeitos ativos nessa avaliação. A frequência para a Educação Infantil é exigida como recurso para iniciar a criança nos hábitos de pontualidade e assiduidade e deve ser de no mínimo 60% (sessenta por cento) do total de dias letivos, contados após a matrícula. A escola visa à observação do aluno em ambos os aspectos seja o comportamento social, comportamento emocional e o comportamento intelectual. Avaliação no Ensino Fundamental e Médio A avaliação realizada como parte integrante da proposta curricular é redimensionadora da ação pedagógica. A avaliação do aproveitamento incide sobre o desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem. Na verificação do aproveitamento escolar, prevalece os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais, tal como determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da Lei nº 9394/96. O resultado da avaliação será expresso através de notas de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero). Para as disciplinas de Educação Física e Arte, são adotados procedimentos próprios visando ao desenvolvimento formativo e cultural do aluno e a avaliação é feita em termos de desempenho do aluno no decorrer do processo, sendo que a nota corresponde à participação do aluno nas atividades. São utilizados vários instrumentos de avaliação, como: atividades desenvolvidas em sala, pesquisas, debates, prova objetiva bimestral, entre outros, com o valor de 7,0 (sete vírgula zero) para a Prova Objetiva bimestral e 3,0 (três vírgula zero) para os outros instrumentos de avaliação.

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL | Cavanis

    EDUCAÇÃO ESPECIAL Inclusão Educacional é o direito à igualdade de oportunidades, o que não significa um “modo igual” de educar a todos e sim de dar a cada pessoa o que necessita, em função de suas características e necessidades educacionais. No contexto da educação inclusiva, portanto, pode-se entender a flexibilização, adaptação ou adequação como a resposta educativa que é dada pela escola para satisfazer as necessidades educativas de um aluno ou de um grupo de alunos, dentro da sala de aula comum. No Colégio Cavanis, o professor busca conhecer cada aluno e suas peculiaridades e consequentemente as suas necessidades especiais. São realizadas avaliações psicopedagógicas no contexto escolar para que sejam feitos encaminhamentos a profissionais especializados para diagnóstico clínico. A partir da devolutiva do especialista, as adaptações e adequações são elaboradas pela equipe pedagógica juntamente com o professor e se necessário, é solicitado ao responsável encaminhamento ao Atendimento Especializado.

  • Colégio Cavanis - Av. Brasil - Ortigueira PR

    INÍCIO O COLÉGIO PROPOSTA PEDAGÓGICA CURSOS NOTÍCIAS CONTATO More Matrículas e Rematrículas abertas COLÉGIO CAVANIS 53 anos de História

  • RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS

    RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS Para o aluno com baixo rendimento, é proporcionada a recuperação de estudos. Se após realização da soma: Atividades e Trabalhos + Prova Objetiva Bimestral o aluno não alcançar a média 7,0 (sete vírgula zero) em qualquer das disciplinas curriculares e em qualquer bimestre, é oportunizado ao mesmo a retomada de conteúdos através de Programa de Recuperação nos prazos definidos pela Coordenação Pedagógica; em seguida a Avaliação de Recuperação, no valor de 0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero), prevalecendo a maior nota.

  • NOTÍCIAS

    NOTÍCIAS

  • CURSOS

    CURSOS O Colégio Cavanis oferta as três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. FUNDAMENTAL I

  • NOSSA HISTÓRIA

    Como tudo começou... http://www.cavanis.org/pt_index.php Nosso Carisma teve inicio em 1802 quando dois irmãos, Antônio e Marcos Cavanis, diante a um contexto de miséria decidiram acolher com amor paterno crianças e os jovens preparando-os para serem protagonistas de suas histórias e de um mundo melhor. A Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis, mais conhecida como "Congregação Cavanis", nasceu a partir da intuição e do coração de dois irmãos venezianos, Marcos e Antônio Cavanis, no inicio de 1800. Naquela época havia iniciado o declínio da República de Veneza, algo que não era só político, mas que implicava também aspectos evidentes de empobrecimento material e moral. Os dois jovens, nascidos e criados em uma família profundamente religiosa, tiveram a possibilidade de conseguir uma ótima formação cristã e cultural, graças também aos padres dominicanos com quem tiveram acesso a educação que os colocaram em contato com o mundo encantador de cultura clássica e humanista. O desejo de contribuir concretamente para o renascimento moral do seu Veneza vai levou-os a abandonar uma promissora carreira como secretários da República para abraçar a vida sacerdotal e dedicar as suas energias da mente e do coração para a educação e formação da mente e do coração dos jovens. Em 02 de maio de 1802 deram inicio a "Obra". Protagonizaram o surgimento da primeira escola gratuita para o povo e desde então suas vidas seriam caracterizadas por uma caminhada corajosa e incansável na criação e implantação de uma pedagogia de formação cristã e cultural dedicadas aos jovens. O amor por eles e uma confiança inabalável na Divina Providência, testemunhada também através de numerosos escritos por eles deixados, justificam bem os dizeres pelos quais nossos Fundadores são conhecidos: "Iuventutis vere parentes" (Verdadeiros pais da juventude). NOSSA HISTÓRIA No ano de 1970 atendendo as necessidades da comunidade Ortigueirense, o Pe. Francisco Giusti com cinco jovens vindos da Itália, dedicaram-se à Educação e Assistência Social. No mês de março de 1971 em uma pequena casa deu início às primeiras turmas de Jardim de Infância, sob a direção da Professora Marisa Girardi. Em 1972 foi construída a Sede própria do estabelecimento denominado Jardim de Infância Branca de Neve, sendo inaugurado dia 15 de julho de 1973, funcionando até o ano de 1996 apenas com a Educação Infantil e Pré-escola. A partir de 12 de março de 1997 foi implantado gradativamente os anos iniciais do Ensino Fundamental passando a usar o nome de Escola Branca de Neve – Educação Infantil e Ensino Fundamental. No ano de 2014, atendendo a solicitação dos pais, junto com toda a comunidade escolar, a Escola Branca de Neve ampliou sua oferta de ensino implantando os anos finais do Ensino Fundamental, passando a denominar-se Escola Cavanis – Educação infantil e Ensino Fundamental em homenagem aos fundadores das Escolas de Caridade na Itália. No ano de 2017, novamente atendendo a solicitação dos pais, a Escola Cavanis ampliou sua oferta de ensino, implantando também o Ensino Médio, passando a denominar-se Colégio Cavanis – Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio. Hoje, a escola conta com uma grande equipe tendo como diretor geral, Pe. Mário Valcamonica, diretora pedagógica Regiane Apª Salvador Banach, desenvolvendo atividades pedagógicas, culturais, esportivas, promovendo a integração, socialização, trabalhando não só a mente, mas também o coração. Toda a equipe trabalha incansavelmente para uma educação de qualidade, desempenhando importante papel em nossa comunidade, formando cidadãos conscientes e participativos. O nosso lema é: Acolher, Proteger, Educar e promover! Esse, é “Um Ideal que Continua...! Fundadores das Escolas de Caridade em Veneza Cidade de Veneza, Itália - Em destaque a igreja de Santa Inês. Junto a sua entrada, a "pequenina" Capela do Crucifixo onde foi iniciada a "obra" Cavanis em 1802 e onde, desde 1923, se pode visitar a tumba onde foram sepultados os Veneráveis Fundadores. Anexo a igreja (ao fundo da imagem) se pode ver parte do edifício que a partir de 1806 passou a escola que ainda hoje se encontra ativa. Acolher, Proteger, Educar e Promover Cavanis no Brasil - 50 anos Jovens da Itália em viagem de navio para o Brasil Deixando seu país, sua família, seus amigos, para dedicar a sua vida a serviço da comunidade ortigueirense. Dentre eles, está a tia Marisa Girardi, fundadora do Colégio Cavanis, antiga Escola Branca de Neve. 1ª turma do Jardim de Infância Branca de Neve em 1971 Professoras: Marisa Girardi e Tereza Gouveia (in memorian) Entre 1974 e 1975 Prédio inaugurado em 1973 1973 1982 2016 Describe your image Describe your image Professora Marisa Girardi Levistki - Fundadora do Colégio Cavanis, antigo Jardim de Infância Branca de Neve.

  • FUNDAMENTAL II

    FUNDAMENTAL II Nos anos finais do Ensino Fundamental - do 6º ao 9º ano - o aluno já solidificou o seu processo de alfabetização e passa a ser apresentado a conteúdos mais complexos, relacionados à interpretação e produção textual, matemática, ciências, etc. Esse período constitui uma base fundamental para o desenvolvimento do estudante no Ensino Médio. Nessa etapa, de acordo com a BNCC os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. Para que isso se torne realidade, o Colégio Cavanis propõe ao educando atividades desafiadoras promovendo a construção do conhecimento. Dessa forma, eles são respeitados como seres dinâmicos e protagonistas de seu processo de aprendizagem.

  • PROJETOS

    PROJETOS DESENVOLVIDOS DURANTE O ANO LETIVO: Projeto de Leitura; ; Projeto Combate ao Bullying; Projeto Preservação do meio Ambiente; Projeto Família e Escola – Uma parceria para o sucesso; Projeto Alimentação Saudável; Semana Cavanis; Atividades Culturais; Apresentações: Dia das Mães, Dia dos Pais; Dia do Estudante; Semana da Criança: Noite do Barulho (Ed. Infantil), Noite do Pijama (F undamental I), Cabelo Maluco e Dia da Fantasia (Ed. Infantil e Fundamental I) Feira Cultural e Científica; Atividades Esportivas; Viagens: Visitas Pedagógicas - Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Apresentação de Encerramento do Ano Letivo.

COLÉGIO CAVANIS - 2019

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