FUNDAMENTAÇÃO
A Proposta pedagógica do Colégio Cavanis está baseada em três princípios que norteiam o trabalho do professor e da escola ao orientar o fazer pedagógico: Interacionismo, Interdisciplinaridade e Pensamento Complexo.
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Interacionismo
Tal perspectiva teórica remete à interação entre indivíduo e cultura. De acordo com Vygotsky, o indivíduo se desenvolve por meio de interações com os grupos sociais dos quais faz parte. Seu desenvolvimento se dá em primeiro lugar entre as pessoas (relações interpessoais) e em seguida individualmente (relações intrapessoais). De acordo com Piaget, acerca da teoria interacionista, relacionadas ao desenvolvimento infantil, a criança é um ser dinâmico, ou seja, em constante interação com os grupos sociais com os quais convive. Essa interação é responsável pelas estruturas mentais, tão importantes para o funcionamento de seu raciocínio. Segundo ele, a interação acontece por causa de dois processos paralelos: a organização interna do indivíduo e a adaptação ao meio em que vive. Esta ocorre por assimilação e acomodação, sendo que os estágios de desenvolvimento dependem da maturação (crescimento físico dos órgãos), da exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos que implica na formação de hábitos) e da aprendizagem social (valores adquiridos, costumes, padrões culturais e linguagem). Já a equilibração promove estabilidade entre a assimilação e a acomodação, constituindo processo de autorregulação do organismo após um desequilíbrio. No trabalho com base nesse princípio, os alunos são respeitados como seres dinâmicos e protagonistas de seu processo de aprendizagem. Aprendem conforme a interação com o meio e as pessoas com quem convivem. Assimilam o estímulo do novo conhecimento, que passa por um processo de acomodação e logo encontra o equilíbrio. Esse processo se repete ao longo de seu desenvolvimento.
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Interdisciplinaridade
Este princípio fundamenta-se no esforço para superar a visão fragmentada do conhecimento, pois o saber é uma totalidade de conteúdos que se entrelaçam para formar o todo. É interessante perceber que a palavra interdisciplinaridade demarca, em si mesma, conotação ambígua; separa-se o conhecimento em partes (disciplinas) para torná-lo mais compreensível.
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenômeno sob diferentes pontos de vista; tem uma função instrumental. Trata-se de recorrer a um saber útil e utilizável para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos. (PCN. MEC-BRASIL, 2002, p. 34-36.)
A interdisciplinaridade é o melhor caminho para transmitir conteúdos e valores numa sociedade em constante transformação.
Segundo Ivani Fazenda (1996:14), “perceber-se interdisciplinar é o primeiro movimento em direção a um fazer interdisciplinar e a um pensar interdisciplinar” no discurso das disciplinas relação com outras áreas do conhecimento.
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Pensamento Complexo
Completa-se com a ideia da interdisciplinaridade: as partes fazem parte do todo e o todo supera as partes. Portanto, precisamos olhar com atenção o todo e as partes.
Segundo Edgar Morin (sociólogo de formação, nascido em 1921 na cidade de Paris), “Devemos contextualizar cada acontecimento, pois as coisas não acontecem separadamente. Os átomos surgidos nos primeiros segundos do Universo têm relação com cada um de nós”.
O pensamento complexo está pautado no princípio da dialógica, que compreende ideias contrárias sem excluí-las. É o conhecimento voltado para o conhecimento que nos permite reconhecer as incertezas de sua origem e seus limites lógicos. “O que eu sei, do que eu sei?” (Edgar Morin). Tal pensamento não se enquadra em sistematizações, portanto cabe ao professor, com base no conhecimento sobre aprendizagem, desenvolvimento humano e interdisciplinaridade, trabalhar de forma diferenciada, acarretando enormes ganhos para a própria aprendizagem e a dos alunos.