Avaliação na Educação Infantil
Na Educação Infantil, a avaliação é mediante ao acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
A avaliação do processo de aprendizagem consiste no acompanhamento do desenvolvimento das ações educativas do aluno, auxiliando-o no aperfeiçoamento de todo o processo que ocorrerá ao longo do ano letivo, os alunos não são objetos a serem avaliados, são sujeitos ativos nessa avaliação.
A frequência para a Educação Infantil é exigida como recurso para iniciar a criança nos hábitos de pontualidade e assiduidade e deve ser de no mínimo 60% (sessenta por cento) do total de dias letivos, contados após a matrícula.
A escola visa à observação do aluno em ambos os aspectos seja o comportamento social, comportamento emocional e o comportamento intelectual.
Avaliação no Ensino Fundamental e Médio
A avaliação realizada como parte integrante da proposta curricular é redimensionadora da ação pedagógica. A avaliação do aproveitamento incide sobre o desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem.
Na verificação do aproveitamento escolar, prevalece os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais, tal como determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da Lei nº 9394/96.
O resultado da avaliação será expresso através de notas de 0,0 (zero vírgula zero) a 10,0 (dez vírgula zero).
Para as disciplinas de Educação Física e Arte, são adotados procedimentos próprios visando ao desenvolvimento formativo e cultural do aluno e a avaliação é
feita em termos de desempenho do aluno no decorrer do processo, sendo que a nota corresponde à participação do aluno nas atividades.
São utilizados vários instrumentos de avaliação, como: atividades desenvolvidas em sala, pesquisas, debates, prova objetiva bimestral, entre outros, com o valor de 7,0 (sete vírgula zero) para a Prova Objetiva bimestral e 3,0 (três vírgula zero) para os outros instrumentos de avaliação.